FÉ CEGA, FÉ CIENTÍFICA E FÉ DE JESUS
A FÉ ensinada por Jesus não é a fé da Religião ou a fé ensinada pela Ciência da Mente, embora todas alcancem os mesmos resultados.
Fé Cega
A fé da Religião é o que podemos chamar de fé cega, isto é, não possui qualquer compreensão científica dos poderes e forças envolvidas na cura.
O curador pela fé cega pode afirmar que possui um dom especial de cura e seus supostos poderes podem trazer resultados se as pessoas doentes acreditarem cegamente nele.
A benzedeira do nordeste brasileiro e de outras partes do mundo pode curar pela magia do benzimento revestida pelos símbolos sagrados, rezas, rosários, sal, água benta, cordão e nomes de santos.
A fé cega leva uma pessoa a ficar curada pelo simples toque em ossos de um santo ou ingestão de uma porção mística. Qualquer método que o leve do medo e da preocupação para a fé e a esperança pode curá-lo.
Em suma, sempre que o paciente acreditar honestamente no método ou processo utilizado, pode advir à cura.
Fé Científica
A fé científica implica no conhecimento da interação das mentes consciente e subconsciente.
Para a Ciência da Mente, a fé é um pensamento em sua mente consciente que faz com que o Poder do seu Subconsciente se distribua por todo o seu corpo e sua vida cotidiana de acordo com seus hábitos de pensar.
Segundo a Ciência da Mente, é “a fé ou pensamento em sua mente, que cria o resultado”.
Você deve saber o que está fazendo e por que o está fazendo. Você escolhe conscientemente uma determinada ideia, imagem mental ou projeto que deseja experimentar.
Em outras palavras, você adota um pensamento objetivo sua mente subconsciente será controlada por essa sugestão e seu desejo será assim realizado.
Resumindo, a fé científica é uma ação mental definida com um propósito definido.
Fé de Jesus
A fé de Jesus é o que podemos chamar de fé simples. Jesus não fala de sua fé em algum ritual, cerimônia, forma, instituição, homem ou fórmula. Tão pouco, explica os princípios científicos que produziam seus resultados.
Jesus apenas fala da fé em si mesma. A fé ou o Pensamento Acreditado é que cria o resultado.
“Se podes crer, tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23).
"Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mt 9.29).
"Vê; a tua fé te salvou" (Lc 18.42).
A fé de Jesus é simples, direta, infalível.
ROBERTO MÁRQUEZ – Doutor em Teologia