top of page

DEPOIS DA CURA, NOVO ESTILO DE VIDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Mais tarde Jesus o encontrou [o paralítico] no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça".  (Jo 5.14 - NVI)

 

Você recuperou sua saúde, voltou a sentir alegria de viver. Você está curado.

 

Agora, Jesus orienta para que você adote nova postura de vida: positiva, harmoniosa, alegre e saudável. Novos hábitos, crenças, modo de pensar e visão de mundo. Renascimento é a palavra que Jesus utilizava para um recomeço imediato (Jo 3.3).

 

Esqueça toda mágoa, rancor ou ódio do passado. Esqueça os antigos fracasso, perdas e crises. Perdoe a si mesmo, e aos outros.

 

Pelo renascimento, apague instantaneamente o passado e contemple uma nova vida, cheia de paz e esperança. Por este método, ensinado por Jesus, você abrirá as portas para uma nova realidade.

 

"Vai e não peques mais"

 

Apenas duas vezes Jesus completou Sua abordagem de cura com a recomendação “vai e não peques mais”. A outra vez foi com a mulher adúltera  (Jo 8.11).  Ao paralítico, Jesus não só recomendou a que não pecasse, como o alertou: “Para que não te suceda alguma coisa pior” (Jo 5.14).

 

Sabemos que é impossível um ser humano “não pecar” (1Jo 1.8-10; Rm 3.23). O “pecado” a que Jesus e Paulo se referem, significa “errar” ou “não atingir um alvo, ideal ou padrão” (1Jo 3.4). Fica subentendido, então, é possível modificar hábitos, crenças e costumes.

 

A enfermidade do paralítico decorria de algum estilo de vida errôneo, nocivo, desenvolvido desde a sua mocidade, uma vez que ele já estava há 38 anos enfermo. O que será que ele andou fazendo para que lhe sobreviesse à paralisia? Jamais saberemos. Mas isso não importa. O que importa é que ele foi curado imediatamente!

 

Outra observação importante: Jesus nunca fez qualquer tipo de avaliação, crítica, imposição, barganha, proselitismo religioso ou exigência moral às pessoas que eram curadas.  A única condição para que a cura se efetivasse era a FÉ.  Jesus à todos acolhia com compaixão e misericórdia, independentemente de sua religião, etnia ou condição financeira.  Todos que iam ao Seu encontro, cheios de fé e esperança, eram curados.

 

Mas devemos prestar atenção nas sábias palavras do Mestre: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça" (Jo 5.14 – NVI).

 

 

ROBERTO MÁRQUEZ – Doutor em Teologia

bottom of page