top of page

ESPÍRITO: ORIGEM DO PODER DE CURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5.23)

 

Quando Jesus falava da existência de um Poder que move montanhas, tudo alcança, produz milagres, cura enfermidades e torna possível o impossível, sem dúvida estava falando do Espírito Santo que habita no ser humano (Lc 8.55; 1Co 3.16).

 

O homem em sua essência possui uma dimensão tríplice: espírito, alma e corpo. No Novo Testamento, em grego, estas palavras seriam pneuma, psique e soma.

 

Convencionou-se escrever Espírito de Deus com “E” maiúsculo e espírito do homem com “e” minúsculo, mas não foi assim no original. Não existia esta diferença no grego, pois ambos estão falando do Espírito de Deus (Lc 8.55; 1Co 2.11; 3.16).

 

Você é seu corpo, mais sua alma e mais o Espírito de Deus que habita seu ser. Nenhuma dimensão existe sem a outra.

 

CORPO é matéria, forma. É a dimensão física, palpável. Cristo, para se mostrar e viver na terra teve que assumir um corpo (Jo 1.14; Fl 2.7,8). Seu corpo é sua casa nesse mundo. É o veículo maravilhoso que te conduz pela vida.

 

ALMA é a sede da sua personalidade, é o seu “EU”. É por esse motivo que a Bíblia, chama de “alma”, e abrange a ideia moderna de mente. A mente individualiza a pessoa, sua identidade.

 

TERCEIRA DIMENSÃO HUMANA: ESPÍRITO

 

ESPÍRITO é a dimensão sobrenatural do ser humano, a parte divina, o Espírito Santo (Mc 1.8; 1Co 3.16). O Espírito é Deus em você.

 

Espírito é a divindade, a fagulha divina, o fôlego de vida. Nele se situa o Poder, a Sabedoria, a Imortalidade, a Perfeição, a Provisão, a Vida, a Verdade.

 

O Espírito é a origem do Poder de Cura. A sede do Hospital Divino. O Consultório do Doutor Jesus.

 

O Espírito é a imanência divina, por isso é igual em todos os seres humanos.

 

“Vós sois deuses”

 

O Espírito determina a origem do Ser humano, sua realidade superior. Se Deus é em você, a divindade é em você. Portanto, você é divino, um deus.

 

A Bíblia narra essa maravilhosa condição do ser humano quando diz: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo (Sl 82.1,6; Sl 138.1). O Gênesis registra a criação do homem: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). Ser imagem e semelhança de Deus significa pertencer à espécie divina.

 

Essa Verdade é ensinada por Jesus (Jo 10.34) e proclamada pelo apóstolo Paulo (At 17.28,29). Mas é um deus-homem. É a condição humana - mental e física - que estabelece fronteiras, limitações. Nós somos relativos, limitados, por nós mesmos.

 

Você que talvez se considere um grão de areia, um verme rastejante ou um nada neste mundo, é, na verdade, a maravilha das maravilhas.

 

“Vós sois deuses” – disse Jesus. Não, não diminua ou duvide das palavras de Jesus. Não troque os ensinamentos do Mestre pelas vãs doutrinas de homens.

 

Assuma, agora mesmo, sua verdadeira identidade divina. Deixe de viver como uma sombra no mundo e viva como um legítimo filho de Deus: saudável, próspero e feliz.

 

ROBERTO MÁRQUEZ - Doutor em Teologia

 

bottom of page