
A
Aclimatação - Estabilizar o organismo (respiração, equilíbrio etc.) em altitudes acima dos 2.400 m para evitar o Oroche.
Agência de Viagem – Independência e aventura são características básicas do mochileiro. Portanto, viajar com algum grupo de excursão de turismo, ou por uma agencia de viagens e ter roteiros fixos é contra o “estatuto” dos mochileiros.
Albergue – A hospedagem do mochileiro. O albergue (ou hostel) é mais barato que hotel porque possui quartos coletivos, mas a maioria oferece quartos individuais. Os albergues oferece lockers individuais para guardar sua mochila, não se esqueça de levar seu próprio cadeado.
B
Backpacker – É o mochileiro em português. Pessoas que praticam o “backpacking”, que é uma cultura que abrange pessoas entre 16 e 80 anos, que viajam explorando o mundo, na maioria das vezes, com uma verba limitada de dinheiro, uma mochila nas costas e desejo de conhecer novos lugares e cultura.
Barraca – Pequeno abrigo de lona, plástico ou nylon etc. Objeto montado, para dormir em um acampamento e em outros lugares com a inexistência de hospedagem.
Bastão de Caminhada – O maior companheiro do mochilão cinquentão é o stick ou bastão de caminhada. Sua importância vai desde apoio na caminhada, instrumento de defesa, até única companhia e "ombro" amigo.
Bivacar - Acampar com ausência de barracas ou outras coberturas artificiais.
Cadeado – Previna-se com cadeados em todos os compartimentos da mochila, para trancá-la no locker (armário dos albergues) e para prendê-la em bagageiros de ônibus.
C
Camping - Uma alternativa aos albergues, um local com alguma infraestrutura e segurança para se montar as barracas.
Cinquentão – O mochileiro que tem entre cinquenta e sessenta anos, mas continua jovem de espírito, com a mente desafiadora e aventureira.
Conforto - Um mochileiro não liga para conforto, a verdadeira razão pela qual viaja é conhecer os lugares, as pessoas, ter novas e diferentes experiências.
Couchsurfing – É uma modalidade de hospedagem onde o morador oferece o seu “sofá” ou seja sua residência para hospedar outras pessoas.
D
Documentos – Passaporte, RG, PID (Permissão Internacional para Dirigir), comprovantes de vacinação e também não esquecer da Carteirinha de Alberguista.
E
Economia – A palavra de ordem de todo mochileiro. Não se resume a comprar e fazer as coisas mais baratas, mas sim em utilizar o seu orçamento da viagem da melhor forma possível.
F
Free Shop – Ou Duty-Free, são lojas localizadas nos aeroportos, mais especificamente na área de embarque/desembarque de voos internacionais e que vendem produtos importados com isenção ou redução de impostos.
G
Guia – Livros sobre o seu próximo destino. Sites com informações sobre o destino.
H
Hostel – É a palavra em inglês para albergue.
I
Informação – É fundamental para quem quer viajar é conhecer o destino: clima, hospedagem, alimentação, lazer etc. Enfim, tente encontrar o máximo de informações à respeito do local para onde pretender viajar.
J
Jovem – Para mochilar é necessário ser jovem de espírito, com a mente jovem, desafiadora, aventureira.
K
Kit – Divisão do conteúdo da mochila: kit higiene, o kit farmácia, kit alimentação e assim por diante. Facilita na hora de arrumar e carregar a mochila.
Kit Reparo – Material para concertos de emergência na mochila: silver tape, linha comum, linha de pesca e agulha.
L
Low Cost – Companhias aéreas que oferecem preços menores, com o corte de alguns serviços oferecidos aos passageiros.
M
Mochileiro - É um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas. Os mochileiros são de todas as idades, classes sociais e diversas nacionalidades.
Mochila – A maior companheira do mochileiro. Existem vários tipos de mochila, onde você vai carregar a maioria dos itens da sua bagagem.
Mochilão - É a melhor opção para conhecer, de forma independente, diversas cidades ou até mesmo países em uma só viagem, utilizando avião, ônibus, trem ou barco, com conforto, economia e segurança.
Mochila de Ataque - Mochila de tamanho pequeno com capacidade máxima de 35 litros, muito útil em passeios e trilhas curtas.
Momentos – Cada mochilão é um momento único. Pode ser para o mesmo lugar, mas será sempre diferente. Aproveite cada momento, tire fotos e guarde as lembranças porque esses momentos são únicos.
Money belt (Doleira)- É um tipo de pochete ou cinto com bolsos, bem fino, para ser usado por baixo da roupa, com a finalidade de esconder documentos e dinheiro.
N
Natureza – Muito dos lugares que visitamos e gostaríamos de visitar em que predominam os recursos e as belezas naturais.
O
One Way - quando você compra uma passagem só de ida OU só de volta.
Organização – Planejamento e execução da viagem ou mochilão: documentos, roteiro, mochila, passagens, reservas de albergues etc.
Oroche - Também conhecido com mal da altitude ou mal da montanha, são efeitos colaterais causados pela má oxigenação do organismo, normalmente em altitudes acima dos 2.400 m.
P
Passaporte – O mais importante documento que um mochileiro deve ter para viajar para fora do Brasil. É requerido pelo site da Polícia Federal. A solicitação deve ser feita com antecedência, pois o processo é demorado.
Q
Quarto – Os tipos de acomodação nos albergues. Podem ser quartos coletivos mistos, coletivos por sexo ou individuais, com ou sem banheiro.
R
Roteiro – É a montagem do traçado da rota ou caminho da viagem definindo as cidades, o tempo do percurso e as estadias em cada cidade ou país.
Round Trip - quando você compra uma passagem que está incluído ida e volta.
S
Soroche - Remédio para combater o Oroche.
Supermercado – É onde o mochileiro compra água e alimentos para levar na mochila e também a comida para preparar na cozinha do albergue, junto com outros alberguistas.
T
Trekking - Caminhadas, normalmente por trilhas estabelecidas.
Turista – O viajante com roteiro básico e pré-definido. O mochileiro é mais que um turista porque ele vive o inesperado, explora o desconhecido, aventura-se no novo.
U
V
Visa Travel Money (VTM) – O VTM funciona como um cartão de débito pré-pago. Ele é aceito em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira VISA.
W
Wi-Fi – hospede-se em albergues com wi-fi grátis, para manter-se ligado no próximo destino. Desligue-se do trabalho. Utilize para enviar/receber notícias de familiares e amigos e postar conteúdo e fotos nas Redes Sociais.
X
Xerox – Faça uma cópia de todos os seus documentos pessoais e carregue com você, em um lugar separado dos originais, o que evita dor de cabeça em caso de roubo. Deixe uma cópia em casa e se possível uma cópia em seu e-mail. O ideal é ter a cópias de todos os documentos e todos os cartões.
Y
YouTube – Site de compartilhamento de vídeos onde você pode ver imagens reais dos lugares onde pretende visitar, sem edição e sem a pretensão de ser uma propaganda.
Z
Zíper – Compre mochila com zíper resistente e sempre utilize cadeado para trancar todos os compartimentos da sua mochila, para que ninguém mexa nas suas coisas.
Fontes:
http://www.euvoudemochila.com.br/2011/07/mochilao-de-a-a-z/. Acessado em: 22/07/2015.
http://www.influx.com.br/blog/2011/02/28/o-que-e-um-backpacker/. Acessado em 22/07/2015.
http://www.top30.com.br/news/mochileiro/. http://www.top30.com.br/news/mochileiro/