
As 3 dimensões do Ser Humano
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(1Ts 5.23)
A declaração do apóstolo Paulo de que o espírito, a alma e o corpo devem ser “conservados irrepreensíveis”, expressa claramente que são coisas distintas.
O homem em sua essência possui uma dimensão tríplice: Espírito, alma e corpo. No Novo Testamento, em grego, estas palavras seriam pneuma, psique e soma.
Convencionou-se escrever Espírito de Deus* com “E” maiúsculo e espírito do homem com “e” minúsculo, mas não foi assim no original. Não existia esta diferença no grego, pois ambos estão falando do Espírito de Deus (Lc 8.55; 1Co 2.11; 3.16).
Você é seu corpo, mais sua alma e mais o Espírito de Deus que habita seu ser.
Analisaremos sua dimensão física, passando pela dimensão mental, até o divino imanente que determina sua dimensão mais alta, o Espírito.
Prejudique um dessas dimensões e você perde sua identidade. Retire um desses elementos e você morre.
Faça de seu Espírito, alma e corpo uma só unidade é você será um SER HUMANO.
*NOTA: A palavra “Deus” será usada sempre como um termo facilitador e da forma mais genérica possível, não significando nenhum Deus específico, mas a "INTELIGÊNCIA SUPREMA NO UNIVERSO” a qual chamamos também de “Espírito”, “Poder” ou “Força”. Nosso entendimento da palavra "Deus" é a de que Este é necessariamente algo sobre humano.